A TECNOLOGIA QUASE INVISÍVEL DA MODA

por Maíra Thums

Talvez algumas pessoas ainda não tenham ouvido falar nessa palavra aí em cima, ainda mais quando relacionada à moda. Mas a nanotecnologia é um das fatores que mais contribuem para o grande avanço tecnológico na indústria têxtil.

A palavra nano é um prefixo grego que quer dizer anão e se refere ao nanómetro, uma unidade de medida que equivale a um bilionésimo do metro. Ou seja, é uma tecnologia que estuda os micro átomos e moléculas, beirando a física, química, biologia, ciência dos materiais, simulação e modelagem computacional. Mas o que isso tem a ver com moda?

A partir de inúmeros estudos, foram desenvolvidas novas funcionalidades para os tecidos. Na lista de feitos, além de invenções malucas, o que mais chama a atenção é a qualidade e o melhor desempenho dos materiais, como por exemplo a reação à transpiração e maleabilidade.

Sutiãs cujos bojos liberam micro partículas de aloe e vera e agem na hidratação da pele são um exemplo que já está no mercado brasileiro há algum tempo. Os maiôs que os nadadores usam para facilitar a movimentação na água, aumentando sua agilidade devido às microescamas em determinadas partes da peça é outro caso conhecido.

O universo pop não fica de fora dessa onda tecnológica. Vejam só o caso do festival de música Glastonbury, que apresentou uma camiseta capaz de carregar a bateria de aparelhos celulares com a energia gerada pelo som do próprio festival!

Como o evento foi realizado a céu aberto em um local de difícil acesso, os organizadores não quiseram deixar ninguém sem bateria. Afinal, de que outro jeito os fãs poderiam tirar fotos dos shows e publicar nas redes sociais?

Outro caso é a jaqueta da grife Zegna, que carrega qualquer aparelho eletrônico: celular, iPod, iPhone… A mágica acontece através da energia solar, por meio de uma pequena placa implantada na gola, nos punhos e nas costas.

Por enquanto, isso tudo custa muito caro e não se encontra em qualquer shopping. Mas a gente já pode esperar! 🙂

Anúncios

Uma resposta para “A TECNOLOGIA QUASE INVISÍVEL DA MODA

  1. muito show

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s