A ANTECIPAÇÃO DA MODA BRASILEIRA

por Eduardo Biz

(post desenvolvido com exclusividade para PensoModa)

Alexandre Herchcovitch - Hussein Chalayan

Alexandre Herchcovitch reina absoluto no atual trono de maior estilista brasileiro. Tecer elogios sobre cada lançamento seu virou lugar-comum na imprensa e na crítica especializada. Na posição confortável de quem já não precisa provar nada a ninguém, o estilista sabe como fortalecer sua identidade a cada estação, estabelecendo por meio dos seus signos os denominadores comuns que formarão o alicerce de uma temporada inteira.

Na última edição do São Paulo Fashion Week, que aconteceu em junho, o estilista desfilou sua coleção de Verão 2011 norteada, sobretudo, pelas cores. Seu precioso trabalho de modelagem, reflexo do seu domínio da técnica, foi permeado por um estudo rigoroso de colorista, forte o suficiente para antecipar em quase 4 meses o que vimos nos últimos dias nas passarelas internacionais.

Herchcovitch - Gucci

Brasil antecipando tendências para o mundo? Difícil afirmar, especialmente nestes tempos de libertação de ditaduras no design. Mas é inegável perceber que os olhos do Hemisfério Norte estão abertos e bem atentos aos hábitos tupiniquins. Nesta semana, a Vogue Itália publicou em seu site um artigo sobre o estilo da presidenciável Dilma Rousseff; a revista Wallpaper dedicou a capa e boa parte do conteúdo de sua edição de Junho ao Brasil; nossa moeda foi apontada pelo Financial Times como principal alvo dos investidores em mercados emergentes. A bola da Copa 2014 já começou a rolar nos risonhos lindos campos daqui.

Herchcovitch - Fendi

As cores utilizadas na última coleção de Herchcovitch sintetizam de maneira bem gráfica toda a cartela relevante do Verão 2011. O brilhantismo deste profissional nos faz questionar o calendário da moda e sua própria engrenagem, que insiste no ranço de se deixar guiar pelos desfiles europeus. Sua capacidade de captar o zeitgeist com precisão cirúrgica pode ser comprovada pelas fotos que ilustram este post.

Herchcovitch - Dsquared²

Coincidência? Inconsciente coletivo? Não é essa a discussão. A temporada brasileira é lançada antes da internacional, e esta antecipação é tangível. Basta querer enxergá-la, valorizando a moda autoral brasileira, cujo poder de convicção começa a ser sentido além das fronteiras.

Herchcovitch - Felipe Oliveira Baptista

Herchcovitch - Pedro Lourenço

Herchcovitch - Prada

Anúncios

2 Respostas para “A ANTECIPAÇÃO DA MODA BRASILEIRA

  1. TÔ BEGE, que texto incrível!

    E eu tb acho Herchcovitch o máximo. Orgulho pra nós!
    🙂

  2. (Li de novo seu texto, tô BEM APAIXONADA. rs)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s