RESPECT THE CHEMISTRY

Jesse e Walter SEUS LINDOS.

Já fazia tempo que eu estava procurando um seriado pra chamar de meu. Algo arrebatador, viciante, sabe como é. Só que nada me parecia atraente. TBBT? Não, obrigada. Glee? Até tenho curiosidade, mas sei lá. Two and a half man? Me recuso.

Daí que surgiu Breaking Bad. Rapaz. Olha. Vou te contar. Um espetáculo. Sou só elogios: atores e roteiros ótimos, fotografia linda de morrer, história bacana. A série foi criada por Vince Gilligan, um aquariano pacato do interior dos Estados Unidos que fica fofo dando entrevistas. Enfim. Salvou minha vida.

A espinha dorsal do seriado é bem simples: um professor de química decide se envolver na produção de drogas; nisso, ele meio que se “associa” a um jovem traficante da cidade. Blá blá blá. Até aí, tudo bem. A coisa vai tomando forma.

Num primeiro momento, você até pode pensar que os episódios vão andando, enfileiradinhos. Prezando a “evolução” da trama, ou seja, a transformação do professor de química num “grande” produtor de drogas. Mas não. Vince Gilligan não acredita em evolução. Eu também não. Eu não acredito em evolução. É sério. Ainda bem, Vince, que você não acredita em evolução e que por isso conseguiu fazer da história de Breaking Bad algo totalmente quebrado, sem sentido aparente e enrolado. Um emaranhado de situações que dão errado. Absolutamente pra todo mundo. Ganha-se aqui, perde-se ali. O seriado se baseia não numa linha reta, mas sim numa espiral doida. Que vai e volta, como toda boa espiral deve fazer.

Ah, existe um outro negócio no seriado que salta aos olhos. Breaking Bad tem uma narrativa meio sossegadona. Há cenas de “ação”, claro. Mas as pessoas aparecem de vez em quando MATANDO TEMPO. Olhando pra piscina, sentados, pensando, esperando num banco de praça. You fritter and waste the hours in a offhand way. Acredito, inclusive, que isso do “fazer nada” reflete um pouco o universo tocado pela história… Então. Enfim. That´s messed up. That´s Kafkaesque.

2 Respostas para “RESPECT THE CHEMISTRY

  1. Uau, que bela descrição!
    Passa aqui no nosso país? =D

  2. hahaha, eu BAIXEI NO TORRENT amica! ; )

Deixe um comentário

