O CASAMENTO E A VIDA

E aí, curte um casamento?

É meio complicado indicar um livro mesmo sem ter terminado de ler, eu sei. Mas estou adorando Committed (Comprometida), última obra da americana Elizabeth Gilbert (sim, sim, aquela de Comer Rezar Amar). O lance é que o livro está me fazendo pensar muito. Até demais, acho. É que eu tenho uma mania horrível de não saber separar muito bem livro de realidade. Eu vou lendo tudo como se fosse verdade absoluta, sem filtros.

Ops, foco.

Mas então, eu achava que o livro apenas se resumia à rotina do casamento (Liz casou-se pela segunda vez), como funciona casar-se novamente depois de passar por um divórcio traumatizante. Mas não! Pelo menos não até então (eu estou na metade do livro).

A história do casamento, porque as pessoas se casavam e se casam, divórcio, a ciência da paixão, amor… é um livro sobre isso. Liz fez alguns estudos a respeito e, com base em fatos, faz reflexões muito pertinentes e questionamentos muito bacanas. É como se ela fosse aprendendo e entendendo o grande lance das coisas enquanto escreve. Fiquei umas boas horas refletindo sobre o trecho em que Liz tenta explicar o que é de fato a paixão, a constante busca pela “cara metade”, a sensação de vazio que todo ser humano sente. E ela cita de tudo: Platão, Aristóteles, Goethe, Kant, Budha e por aí vai.

Acho que o que mais me agrada nessa escritora é que ela é uma grande curiosa e observadora, viu. E acho uma delícia aprender com as vivências e observações dela.

Capa do livro em português. Uma história de amor, nada! O subtítulo original é "A Skeptic Makes Peace With Marriage". #tradutorafeelings

Deixe um comentário

