A PONTE

o enigma da ponte

Existe uma ponte em Paris que guarda um eterno enigma pra mim. Quando estive lá, em 2008, a caminho do Museu D’Orsay, um dos mais belos que já visitei, acabei atravessando esse lugar, cheio de ornamentos e detalhes ricos e atraentes – como quase tudo naquela cidade. Ao parar para fotografar, porém, acabei tirando uma foto da parte de trás de uma escultura de madeira que foi posicionada bem no centro da ponte, tendo o Sena à sua frente. Obviamente, não conseguiria fotografar o rosto daquela escultura pois teria que estar do lado do rio, seja passeando num barco lá embaixo, seja caminhando pelas margens. Nada disso aconteceu e não tive tempo de retornar àquele lugar. Cheguei a sonhar, nos dias seguintes, que pulava da ponte só para poder enxergar o rosto da escultura enigmática, como se fosse a própria esfinge. E desvendar o enigma e ver o rosto da estátua significaria morrer, pois fatalmente eu cairia no rio, sem saber nadar, pagando o preço de querer conhecer “o outro lado”. Mas assim como acordei dos sonhos, minha viagem chegou ao fim e voltei pra casa, pra sempre curioso e ligado àquela ponte, com essa única foto pra instigar minha imaginação. 

foto do meu melhor amigo, tempos depois

PS: Desde então, peço a todos os amigos que vão a Paris para irem até a Ponte Alexandre III e tirarem uma foto. Assim, de certa forma, consigo voltar àquela ponte, que se tornou um dos meus cantinhos favoritos no mundo (depois da cama dos meus pais…). 

Pont Alexandre III

7ème Arrondissement,

75007 Paris, França

Uma resposta para “A PONTE

  1. nossa, que lindo. é realmente uma imagem pra impregnar nas retinas.

Deixe um comentário

