UMA SEMANA DE BONDADE

por Eduardo Biz

Goya em 2007, Rodin ano passado, e agora Max Ernst... Sou fã do MASP!

A melhor exposição em cartaz atualmente em São Paulo é a de Max Ernst, no MASP. Intitulada “Uma Semana de Bondade”, a mostra traz 184 colagens originais, todas de pequenas dimensões e de extrema fragilidade, datadas de 1933 (auge do movimento surrealista). Trata-se de uma série de imagens recortadas de livros, jornais, romances e revistas populares na Europa desde 1850, nas quais o artista alterou completamente o contexto da cena.

Sempre curti muito o trabalho de Ernst, que é ao mesmo tempo muito característico e também mutável. Ele é um dos poucos artistas plásticos capaz de reinventar a si mesmo ao longo de toda a vida, tendo criado assim um universo e um olhar próprio. A complexidade de suas obras o transformou em um grande ícone do surrealismo e em uma referência do século 20.

Admiro muito o humor ácido e a sensibilidade com que ele trata os temas propostos, fator que pode ser visto como chocante por quem não é familiarizado com sua obra. Por exemplo, nesta exposição – cujos blocos são divididos por dias da semana -, o Domingo é recheado de orgias, violência, blasfêmia e morte, um contraponto significativo ao “dia de descanso”.

Homens com asas de dragões, Paris sendo devastada pela água, serpentes em situações cotidianas, mulheres que voam… As referências mais absurdas estão aqui, compondo uma histeria libertadora e inspiradora. Tudo isso feito com a mais primorosa técnica: os pontos de união, onde foi feita a colagem são imperceptíveis, resultando em uma ilusão ótica que dá lugar a uma nova realidade.

“Uma Semana de Bondade” já foi exibida nos principais museus do mundo, como Albertina (Viena), Kunsthalle (Hamburgo), MAPFRE (Madri) e D’Orsay (Paris). Fica no MASP até 18 de julho, no primeiro andar do museu. Imperdível! 

PS.: Como a exposição não teve autorização para divulgar as imagens, só consegui localizar estas poucas para ilustrar o post. Neste link é possível ver mais algumas.

Uma feliz coincidência: duas obras da exposição já embelezavam a parede da minha casa, em formato de cartão-postal obviamente.

Anúncios

3 Respostas para “UMA SEMANA DE BONDADE

  1. beijos, MASP! também sou uma grande fã! a exposição do MASP que mais me marcou foi a do monet. acho que em 1997. mas a gente pode combinar de ver essa, JUNTOS! 🙂

  2. dieelektrischenvorspiele

    Olá Eduardo
    Saiu este mês, em Portugal, uma edição da obra “Uma semana de Bondade” com a chancela da & etc Editora:

    http://dieelektrischenvorspiele.wordpress.com/2010/07/21/max-ernst-etc/

    Abraço
    Júlio Mendes Rodrigo

  3. que ótimo! espero que seja lançado no brasil também!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s