MAUREEN BISILLIAT

por Eduardo Biz

O Sesi/Fiesp da Av. Paulista sempre monta na cidade as exposições mais surpreendentes. Confio cegamente na curadoria de lá, e sempre vou conferir todas, mesmo quando acho que o tema não me interessa muito. O alto nível da montagem, o bom gosto na escolha das peças e a exatidão em abordar os temas no seu tempo correto (zeitgeist?), tudo isso dá à visita garantia de satisfação.

Em cartaz atualmente, estão as fotografias de Maureen Bisilliat. Confesso que nunca tinha ouvido falar dela, mas fiquei encantado ao ver seu trabalho hoje pela primeira vez. A fotógrafa tem um olhar anticonvencional sobre temas facilmente clichês, como Carnaval por exemplo.

 

  

Sua obra está intimamente ligada à literatura. Nesta exposição, boa parte das fotos vieram de livros fotográficos em que elas são utilizadas para ilustrar (e complementar) poemas e prosas de nomes de peso, como João Cabral de Melo Neto, Adélia Prado, Euclides da Cunha, Guimarães Rosa e Jorge Amado.

 

Em dezembro de 2003 (mesma época que a Alguns Tormentos nasceu, há!), o Instituto Moreira Salles (uma casa discreta em Higienópolis que também sempre tem exposições primorosas) incorporou ao seu acervo cerca de 16 mil imagens de Maureen. Nesta exposição do SESI, 200 delas – selecionadas e editadas pela própria – estão ao nosso alcance, em uma admirável iniciativa de trazer arte e cultura a um maior número de pessoas.

Entrada gratuita, em cartaz até 04/julho. Av.Paulista, 1313.

Anúncios

2 Respostas para “MAUREEN BISILLIAT

  1. ótima dica! e é ótimo ir a essas exposições e ser surpreendido por um talento até então desconhecido da gente. e juntar artes plásticas e literatura quase sempre traz bons resultados! lindas fotos.

  2. Passo todo dia em frente e não sabia se deveria conferir ou não. Bem, agora vou!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s