UM CRIME PROVOCA MUITA COISA

por Samanta Alcardo

Eu adoro quando vou assistir a um filme sem saber praticamente nada sobre ele. Tipo quando fui ver O Segredo de Brokeback Mountain;  não sabia que era um filme com romance gay e tal (não deduzi isso pelo cartaz). E o filme foi uma baita surpresa (boa). Acho que gosto de não poder prever o que vai acontecer durante o filme, de ser surpreendida por reviravoltas. Talvez por isso evite ler críticas e resenhas antes de assistir a um filme. Gosto mais de ler depois.

Semana passada fui ver o filme argentino O Segredo dos Seus Olhos por recomendação de um amigo. Quando cheguei ao cinema e vi o cartaz, confesso que não dei muito pelo filme. Vejam:

Mas apesar de ser, de certa forma, um filme policial (o centro da história é um crime), esse filme é muita coisa a mais: tem drama, humor, romance… um bocado de cenas não óbvias, porém fortes.  São histórias de pessoas movidas pelo amor, seja na forma de vingança, amizade ou omissão. Os personagens são riquíssimos e gostei muito de como a trama é conduzida de forma simples, com cenas aparentemente inocentes, mas que expressam muito.

Nem vou contar muito da história, mas tudo começa com a tentativa do recém-aposentado oficial de justiça Benjamín Espósito de escrever um livro sobre um crime que investigou anos antes (década de 70). Apesar da predominância do drama, o filme tem momentos bem-humorados. São ótimas todas as cenas na repartição pública em que Benjamín e seu incrível amigo Sandoval trabalham (o filme avança e retorna no tempo). O ambiente de convivência deles numa típica repartição pública, com um chefe caquético, caricato e mandão, é bem engraçado.

E o filme vai correndo sorrateiro, como se não quisesse nada, e quando você vê já está tomado pelas angústias e aflições dos personagens, e o nó na garganta é inevitável.

Não conheço muito do cinema argentino, mas só posso dizer que não foi à toa que O Segredo dos Seus Olhos ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2010. Ok, nem sempre eles premiam os melhores e eu nem assisti aos outros filmes que concorreram. Mas para mim é certeza de que premiaram um grande filme.

Benjamín (de barba) e seu parceiro Sandoval revirando lixos em busca de pistas

4 Respostas para “UM CRIME PROVOCA MUITA COISA

  1. confesso que também hesitei em dar atenção pra esse filme, mas as recomendações só aumentam! vou tentar assisti-lo.

  2. Nossa, eu muito saí do cinema com um nó na garganta também. Precisei até de alguns minutos pra processar tudo e voltar ao normal, rs.

  3. é engraçado, mesmo, esse cartaz é terrível… mas fiquei com vontade de ver, valeu pela dica!

  4. olha, vou ser sincera: prefiro A FITA BRANCA (dos que concorriam ao Oscar). mas, de fato, puta filmão esse aí. adorei seus comentários. =]

    bjos.

Deixe um comentário