MOLHOS BÁSICOS

por Guilherme Martins

Hoje vou falar sobre dois tipos de molhos bem básicos, que servem para várias outras receitas também, são um salva-vidas na cozinha.

Molho Branco:

– 1 litro de leite

– 60g de manteiga

– 60g de farinha de trigo

– sal e pimenta

Esse molho é bem menos complicado do que parece. Primeiro, derreta a manteiga numa panelinha, não deixe o fogo muito forte pra não queimar. Na manteiga derretida, adicione a farinha e vá misturando por uns dois minutinhos, para dar uma tostadinha na farinha. Agora deixa de lado, esfriando essa preparação e, em outra panelinha, esquenta o leite até que comece a ferver e tira do fogo. Agora vai derramando o leite quente em cima da manteiga derretida com a farinha em fogo médio, sempre mexendo pra não formar bolinhas. Quando ferver, pode baixar o fogo e continuar cozinhando por uns 3 minutos, sem parar de mexer. Agora adiciona sal e pimenta a gosto e pronto, tá feito o molho branco. Ficou complicado de entender? Vou resumir: -derrete manteiga; -adiciona farinha; -adiciona leite quente; -vai mexendo até ferver; -baixa o fogo e segue mexendo por 3 minutos; -sal e pimenta.

Molho Bolonhesa:

Para esse molho, não vou especificar quantidades porque varia muito. Se for pra rechear panquecas ou lasanha, por exemplo, dá pra usar mais carne moída e pouco molho de tomate. Se for pra acompanhar um macarrão, dá pra fazer o molho com mais tomate.

Basicamente, esse molho consiste em fritar a carne moída com um pouco de azeite de oliva, com alho e cebola.  Depois de fritar a carne, adiciona molho de tomate, esse que se compra no supermercado mesmo. Como eu disse antes, a quantidade de mohlo de tomate vai variar dependendo onde esse molho vai. Dicas: fica muito gostoso fritar a parte de dentro de um salsichão, sem a pele, junto com a carne. Também fica gostoso fritar pedacinhos de bacon. Um toque de orégano na carne moída também dá um sabor especial.

É bem importante saber fazer esses dois molhos, tem várias outras receitas que quero ensinar aqui que levam algum deles. Outra coisa é a praticidade, dá pra fazer em grande quantidade e depois congelar em porções, daí quanto você chega em casa morrendo de fome, é só colocar água numa panela, cozinhar um macarrão e descongelar o potinho com molho que tem no freezer.

Anúncios

Uma resposta para “MOLHOS BÁSICOS

  1. estava super precisando mesmo aprender um passo-a-passo de molho bolonhesa! ahazô.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s