10 FOTÓGRAFOS DE MODA QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

por Tiago Fioravante

Minha paixão por editoriais de moda me leva, dia-a-dia, a descobrir novos nomes da fotografia de moda. São inúmeros, mas resolvi fazer uma seleção e mostrar pra vocês alguns que eu mais admiro e mais tenho me supreendido.

Então aqui vão 10 nomes que, ao ver em alguma revista ou site de moda, você vai saber que não perderá seu tempo conferindo o trabalho deles:

Ben Hassett | França

Ben Hassett | França

Além de fotógrafo, Ben atua como cineasta, tendo Paris como cidade base de seu trabalho. Ele estudou Belas Artes na Inglaterra e começou sua carreira na fotografia capturando paisagens e obras de arte. Sua vida e trabalho já foram tema de matérias no The British Journal of Photography (um dos veículos mais respeitados da área) e na Playboy. Frequentemente tem material publicado nas versões francesa, japonesa e alemã da Vogue, e foi comparado por esta última, como o Irving Penn de sua geração.

Sua marca registrada são imagens de beleza plásticas e impactantes. Entre os clientes que atende com publicidade estão Dior, L’Oreal, Givenchy, Clarins e Rimmel, além de um comercial de vídeo para a Chanel em 2008.

David Vasiljevic | Austrália

David Vasiljevic | Austrália

Formado na Académie royale des Beaux-Arts, em Bruxelas, na Bélgica, ele deixou de lado as pinturas à oleo para se dedicar à fotografia. Deu tão certo que hoje ele passa a maior parte de seu tempo entre Nova York, Londres e Paris, para atender a i-D Magazine, Vogue America e Vogue Nippon, só para citar algumas.

Já fotografou campanhas para Stella McCartney, Swarovski, Paule Ka, Pantene, Givenchy Perfume, H&M, Armani jeans, Levi’s, entre outros.

Ruven Afanador | Colômbia

Ruven Afanador | Colômbia

Vamos ao primeiro latino-americano da lista. Nascido em uma pequena cidade ao norte de Bogotá, aprendeu ali a admirar o trabalho de Irving Penn e cortejos floridos que aconteciam na região, itens que até hoje influenciam seu trabalho, que também é marcado pelo teor homoerótico e pelo contraste de cores.

É considerado um dos melhores fotógrafos da atualidade e já clicou algumas das maiores estrelas do cinema e da música, mas tem um gostinho especial pela mundo underground, sendo uma de suas maiores musas a atriz Rossy de Palma.

Entre seus clientes comerciais estão Cacharel, Christian Dior e Elektra. Em 2001, uma década após iniciar sua carreira, lançou o livro “Torero”, que virou item de colecionador, pois em menos de um ano já ahavia sumido das prateleiras.

Richard Burbridge | UK

Richard Burbridge | UK

A principal marca do trabalho de Richard é o perfecionismo. Ele não deixa passar nenhum detalhe na hora do clique, o que resulta em uma imagem elegante, impecável, sem ser plástica.

Tem trabalhos publicados em algumas das bíblias da moda, incluindo i-D Magazine, AnOther, Self-Service, Harper’s Bazaar, W e Vogue Paris. Já fotografou inúmeras celebridades e tem campanhas publicitárias para algumas das mais importantes marcas da atualidade, como MAC, Givenchy, Hermès e Louis Vuitton.

Miguel Reveriego | Espanha

Miguel Reveriego | Espanha

Miguel ganhou sua primeira camera aos oito anos de idade, e de lá pra cá não parou mais de fotografar. Hoje a característica mais marcante de seu trabalho é criar um mundo à parte em cada imagem que captura. Repleto de glamour e originalidade e que costumam falar por si mesmo. Entre as revistas que já publicaram seus cliques estão Numéro, Harper’s Bazaar e Vogue Russia.

Diego Uchitel | Argentina

Diego Uchitel | Argentina

Outro latino americano que tem feito enorme sucesso no mundo da moda é o argentino Diego Uchitel, que trocou terras portenhas pelos EUA logo após o colegial para fazer faculdade de cinema, e por acaso achou sua vocação: fotografar. Desde então, se dedica à esta arte, que para muitos, em seu trabalho, parece mais com pintura do que com fotografia.

Já fotografou de David Bowie à Diane Von Furstenberg, passando por Sarah Jessica Parker e Penélope Cruz. Entre seus clientes de publicidade estão Bergdorf Goodman, Saks Fifth Avenue, Warner Brothers, Nike, Levi’s e Microsoft.

Yelena Yemchuk | Ucrânia

Yelena Yemchuk | Ucrânia

Além de fotógrafa, Yelena se dedica às atividades de artista plástica e cineasta, muito conhecida por seu trabalho com a banda The Smashing Pumpkins, parceria que teve início no album “Adore”. Ela nasceu em Kiev, capital da Ucrânia, e mudou-se com sua família, ainda adolescente, para o Brooklyn, em Nova York.

Tem trabalhos publicados na AnOther Magazine, Dazed & Confused, entre outros, com uma estética que, de alguma forma, nos remete à algo subversivo. Tem no portfólio trabalhos para Kenzo, Cacharel, Christian Lacroix, Vera Wang, entre outros.

Max Vadukul | UK

Max Vadukul | UK
Max é um fotógrafo autodidata, nascido em Nairóbi, no Quênia, e radicado em Londres. Seu trabalho é conhecido pela criatividade e originalidade. Seu talento foi descoberto por niguém menos que Yohji Yamamoto, em 1984, enquanto morava em Paris.

Hoje ele trabalha em Nova York, sempre focado em criar imagens originais e poderosas para uma clientela seleta. É casado com Nicoletta Santoro, stylist com trabalhos publicados na Vogue Italia, Vogue China, entre outros, com quem tem dois filhos.

Sebastian Faena | EUA

Sebastian Faena | EUA

Sebastian fez seu debut na V Magazine, em um editorial de 20 páginas. Tem como base a cidade de Nova York e é conhecido por seu talento em capturar belas imagens femininas. Já clicou Lady Gaga, Naomi Campbell, Amber Valletta, Natalia Vodianova, Linda Evangelista e Agyness Deyn, e muitas outras.

Seu trabalho é carregado de um apelo erótico e, muitas vezes, religioso. Abusa de contrastes e cores vibrantes.

Jonathan Leder | EUA

Jonathan Leder | EUA

Nascido e criado em Nova York, na década de 70, Jonathan Leder começou sua carreira como asisstente do fotógrafo queridinho da Madonna, Steven Klein.

Mesmo com a revolução que as câmeras digitais trouxeram para o mundo da fotografia, ele não abiu mão de sua velha 35mm e sua Polaroid, que com a ajuda de seu olhar treinado e um estilo indie captura imagens incríveis que já foram publicadas em revistas como Metal Magazine, Nylon e Sportswear International.

Anúncios

27 Respostas para “10 FOTÓGRAFOS DE MODA QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

  1. O Leder é genial, já fiz um post do cara. Bravo!

  2. que ótimo conhecer esses novos fotógrafos! existe toda uma geração de gente talentosa e criativa que ainda não tem a notoriedade daqueles fotógrafos-celebridade, tipo Meisel, Klein e Dermachelier, mas que andam produzindo coisas até mais ousadas e interessantes, a meu ver. E achei incrível a abrangência do seu top 10!

  3. demais aquela foto da rossy de palma!
    bela seleção, parabéns pelo post!

  4. A lista é curiosa, mas não entendi muito não!!!
    tem muitos outros fotografos novos por ae ,acho que faltou uns tres nomes , o JONATHAN e o SEBASTIAN na lista?????!!!!
    Mas enfim o blog é otimo e eu sempre acompanho, mas vai ae meu puxão de orelha; fazer uma lista como esse e não colocar o “GUY AROCH”!!!!!!!
    Abçs e parabéns .

  5. Faltou o nosso grande fotógrafo de moda, Bob Wolfenson .

    Muito bom o post. abraço!

  6. mto bom! adorei! bjo

  7. Fantástico.

    Aqui vão mais dois que eu acho super relevantes pra lista:

    Bruno Dayan
    http://www.brunodayan.com/

    Tim Walker
    http://www.timwalkerphotography.com/

    =)

  8. não acho que necessariamente “faltou” alguém porque você deixou claro que é uma lista de 10 fotógrafos que VOCÊ gosta/admira, ué!

  9. Adorei as fotos do Ben Hasset… o post está mto bom, parabéns 😉

    http://fashionlogbook.blogspot.com

  10. Concordo, a lista é pessoal do Thiago. Lindas fotos, adorei. 🙂

  11. Realmente nomes de peso e ótimos trabalhos, mas como citado, sua visão… claro que eu citaria ao menos um nome brasileiro [Bob]. Muito boa a lista.

  12. Otimos fotografos selecionados amo o trabalho da Yelena Yemchuk!O post ta bem lindo!!!muito bom!!!

  13. Fantástico o post, lindas fotos.
    Adorei!
    Bjs

  14. Pingback: Diego Uchitel |

  15. Pingback: Diego Uchitel |

  16. Lindooo seu blog. amei tudo muito bem elaborado.
    abços

  17. adoramos a matéria !!! talentosss !!

  18. gosto muito

  19. Parabens, muito bem escrito e de otimo gosto. Adorei a matéria.

  20. MUITO BOM MAIS FALTOU VÁRIOS FOTÓGRAFOS BRASILEIROS… COMO RENAN PISSOLATTO.. EXCELENTE PROFISSIONAL….

  21. CADE ANDRÉ SCHILIRÓ?!! GENTE DOIDA!

  22. que trabalhos lindo, gostei muito

  23. Muito bom!
    Quem quiser apresentar seus jobs/fotos de moda em nosso portal!
    É bem simples, visite-nos http://www.falardemoda.com.br/vitrine

  24. Faltou Rafael Pavarotti Brasil http://rafaelpavarotti.tumblr.com/

  25. Ótimos, colocaria o Steven Meisel, o Solve Sundsbo e o Tim Walker na lista também! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s