MÚSICA ISLANDESA NÃO É SÓ DE DORMIR OK.

por Eduardo Biz

Reykjavík

Boa parte das músicas que eu escuto vem de uma parte longínqua do globo, uma terra um tanto quanto remota chamada Islândia. Björk costuma ser o primeiro nome relacionado à produção local, mas garanto que há muito, muuuito mais a ser explorado. Entre os mais famosos exemplares, estão Sigur Rós e Múm. Por conta da sonoridade dessas bandas (mais reservada, calminha, devagar), muitas pessoas associam a música islandesa a cantigas de ninar, ou música para meditar, ou trilha sonora de aula de alongamento na academia. Tipo Enya, saca?

Tsc tsc…

Para provar ao mundo que não é bem assim, hoje vou dar uma dica de uma banda BEM animada, e sim, vinda lá da terra do gelo (ou do fogo, se você acompanhou o noticiário semana passada). É o FM Belfast.

A música aí de cima se chama “Par Avion” e é minha preferida. Impossível ouvir uma vez só! (Duvida? Faça o teste!) Sem contar a letra, que é ultra fofis: “eu queria ter uma casa no Caribe / eu vi uma propaganda na TV sobre o Caribe / e a gente poderia ir pra lá de avião” (ok, traduzindo ficou meio bobo).

Outra deles que eu gosto muito é “Underwear”, olha só:

Se você se animou e quiser conhecer outras bandas islandesas, dá uma olhada nessa listinha abaixo. É a programação de um festival que fui conferir ano passado na capital Reykjavík. Mas se der preguiça (são muitos nomes, eu sei, nem mesmo eu ouvi todas ainda), pode deixar que outra hora volto aqui no blog para dar mais uma dica escolhida a dedo! Aliás, acho que já sei qual vai ser…

clique para ampliar e conseguir ler direito os nomes das bandas

8 Respostas para “MÚSICA ISLANDESA NÃO É SÓ DE DORMIR OK.

  1. As músicas são bem legais mesmo, vou baixar.
    Achei mto fofo os cartazes do festival. 😀

  2. reikijavik e fm belfast! gosto!

  3. João Vinícius

    adorei! é disso que o mundo precisa http://www.youtube.com/watch?v=RcwtXpsYe8s

  4. Pingback: VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA KRÚTT? « ALGUNS TORMENTOS

  5. Adorei FM Belfast.
    E eu confesso que eu era uma dessas pessoas que achava que música islandesa era só canção para ninar.
    Me enganei. =x
    O blog é ótimo.

  6. Pingback: ECOS DO VERÃO NA ISLÂNDIA | ALGUNS TORMENTOS

  7. Ótimo este post ! É difícil procurar sobre bandas islandesas, porque vem um monte irlandesa, então não conheço tantas quanto gostaria ><'
    Adoro FM Belfast e Quarashi.. valem muito a pena conferir!

  8. trabalhei na islandia durante 2 anos e tive o prazer de poder ver algumas dessas bandas ao vivo,mas acreditem que não é só musica que a islandia tem de bom.É um pais maravilhoso com um povo fenomenal,desejo que consigam dar a volta por cima á situaçaõ financeira que vivem.Um abraço prá B K R

Deixe um comentário

