BOLO QUATRE QUARTS

por Guilherme Martins

 

Quero começar ensinando uma receita de bolo bem fécil e versátil, dá pra fazer de praticamente qualquer sabor. Então se prepara, coloca o avental e vem comigo!

Os ingredientes são bem fáceis de calcular, vão ser sempre quatro partes iguais de manteiga, ovos, açúcar e farinha. Nesse caso, vou fazer com 200g de cada ingrediente, que dá um bolo de tamanho razoável. Recomendo que utilizem aqueles copinhos medidores que sempre vem de brinde no supermercado.

  • 200g de manteiga
  • 200g de açúcar
  • 200g de farinha
  • 200g de ovos (mais ou menos 4 ovos)

Primeiro pega a manteiga e deixa ela fora da geladeira um tempinho pra dar uma amolecida, ou então coloca 10 segundos no microondas mesmo. Bata a manteiga e o açúcar com a batedeira até a manteiga ficar branquinha. Sem parar de bater, vai adicionando os ovos lentamente, um de cada vez. Depois que a manteiga e os ovos se misturaram, desliga a batedeira e vai adicionando a farinha e misturando até ficar uniforme. Por último, uma colherinha de sopa não muito cheia de fermento químico.

O legal dessa massa é que agora você pode adicionar qualquer sabor: suco de maracujá, suco de limão, café, chocolate derretido, gotas de chocolate, essência de baunilha… qualquer coisa mesmo! Só vale lembrar que, se for adicionar um ingrediente líquido, tem que equilibrar adicionando a mesma quantidade de farinha.

Por último, coloca numa forma untada com manteiga e leva ao forno por uns 20 minutos, com temperatura média (170 graus).

Super recomendo esse bolo para um chá da tarde, ou pra algum dia chuvoso! É super rápido de fazer e as possibilidades de sabores são infinitas. Também dá pra dividir a massa em duas partes e colocar dois sabores diferentes, e colocar um por cima do outro na forma pra fazer um bolo com dois sabores. Fiz um que era metade maracujá e metade chocolate, uma delícia! Tentem essa primeira receita e depois me digam como ficou!

Anúncios

8 Respostas para “BOLO QUATRE QUARTS

  1. vou fazer! primeiro passo: comprar uma batedeira.

  2. vou fazer também! estou animadíssimo com essa coluna gastronômica!

  3. Nossa, eu tb, super animada! Eu só usei a linda batedeira que ganhei de casamento uma vez, e agora vai ser a segunda! 😀
    Vou fazer nesse fim de semana!

  4. que fofo, gui! quero q vc faça um desses qdo eu te visitar aí! =]

  5. nossa, adorei! :***

  6. Tô salivando aqui olhando pra essa foto!

  7. Aff, o que é essa foto do bolo??? rs! Acho que vou deixar a preguiça de lado e treinar meus dotes culinários, hehe.

  8. Super bacana essa receita, bem fácil e versátil. Etâ que vou fazer amanhã. E volto aqui pra contar. Valeu a dica, parabéns pelo blog. Bejo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s