O SORRISO DA MONA LISA

por Eduardo Biz

   

Paris, junho de 2009

O Louvre, além de ser o maior museu do mundo, é também o mais visitado. Dentro de suas amplas salas, pelas paredes dos seus longos corredores, estão espalhadas algumas das principais obras de arte da história. Neste acervo de valor imensurável, a arte dos primórdios da humanidade divide espaço com a de tempos mais próximos de nós. Entretanto, toda essa monstruosa demonstração do que a mão humana já foi capaz de fazer parece perder importância quando colocada ao lado de Mona Lisa.   

A obra de Leonardo DaVinci é o principal motivo pelo qual, a cada minuto, multidões incansáveis desembarcam de ônibus turísticos em frente à Place da La Concorde. São manadas aflitas vindas de toda parte do globo, armadas com câmeras fotográficas, filmadoras, celulares ou qualquer outra espécie de aparelho capaz de registrar o momento ao lado da obra mais reproduzida de todos os tempos.   

A dona do emblemático sorriso, responsável por estudos e teorias diversas sobre seu real significado, tem uma locação exclusiva no Louvre, sua casa desde a Revolução Francesa. Na sala espaçosa, com pé direito alto, uma parede exibe a obra-prima, que tem dimensões pequenas, ao contrário do que muitos imaginam. Nos metros quadrados que sobram, todas as nações reunidas tentam encontrar uma maneira própria – nem sempre civilizada – de organizar de quem é a vez de posar o mais próximo possível de Mona Lisa. Ela, por sua vez, permanece ali estática, com seu sorriso malicioso e olhar calmo, soberana e indiferente ao caos em sua frente. O silêncio habitual das galerias de arte não existe por aqui.    

   

Uma vez digitalizado o encontro com a beldade florentina, a fauna debanda para visitar o restante deste museu que parece infinito. Mas tudo a passos largos, afinal a foto já foi feita e o dia é curto. Esse ritual se repete todos os dias do ano, desde o momento em que a pirâmide de vidro se abre até o último horário de visitação. E Mona Lisa continua lá, na mesma, com sua aura superior e cara de quem sabe demais.   

E sabe mesmo. Mona Lisa entende o que a gente insiste em não enxergar. Ela, que tem como vizinhos exemplares da mais habilidosa destreza do homem, sabe que ninguém é mais do que ninguém. Sabe que somos todos um bando de tontos, achando sermos dotados de algo mais; algo que nos faça maiores, melhores ou superiores àquele que está ao nosso lado, quando na realidade somos todos os mesmos, iguais, esperando a nossa vez de disparar o flash. Mona Lisa comprova este fato diariamente, e talvez seja por isso que ela sorri daquele jeito, que parece tímido, mas no fundo é apenas… piedoso.   

Mona Lisa vê além da nossa prepotência. Em seus olhos está escrito “vocês são um nada”, e no seu sorriso um consolador “mas tudo bem, não tem problema”. Afinal, para ela não restam dúvidas de que, eventualmente, entenderemos que somos todos um só – mesmo que seja tarde demais quando este dia chegar. E Mona Lisa vai continuar ali.    

Anúncios

7 Respostas para “O SORRISO DA MONA LISA

  1. Sou um novo leitor deste blog. Estou gostando dos posts.
    Monalisa: é apenas um objeto… Um objeto de nossas fantasias.

  2. Que texto foda, Edu! Cheguei a ficar arrepiada.
    Beijo.

  3. que bacana, edu! “somos todos um bando de tontos” >> \o/

  4. Ai que lindo texto! :ó) Fiquei muito emocionada. Arrasou demais. :*

  5. nossa, belíssimo texto. isso é ser bombástico!

  6. “E Mona Lisa continua lá, na mesma, com sua aura superior e cara de quem sabe demais.”

    A frase mais linda do texto. E acho que de certa forma o seu texto já se fecha e a sua idéia já se conclui com essa frase, meio reticente. Meio frase de quem, como a Monalisa, sabe demais e quer convidar o leitor a refletir!

    Abração.
    Tácio Oliveira

  7. Pingback: VERSÃO ALTERNATIVA DA MONA LISA | ALGUNS TORMENTOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s