TORMENTO CULINÁRIO

por Guilherme Martins

Cozinhar é basicamente como alquimia. Misturando ingredientes X e Y por certo tempo, a certa temperatura, você obtém o prato desejado. Seguir a receita, as medidas, passo-a-passo, sem tirar nem pôr. Dessa forma você consegue o prato perfeito, a carne macia, o molho bem temperado, a massa no ponto. Mas isso é só o básico. Para mim, cozinhar vai muito além disso.

Cozinhar também é arte, criatividade. Para um cozinheiro amador, antes de técnica, precisa ter paixão pelo que faz – e imaginação. A técnica, as receitas, ajudam muito a ter o prato finalizado, mas comida feita sem amor não tem o mesmo gosto – por mais brega que seja essa frase, é verdade.

Minha idéia para essa parte do blog é justamente estimular a criatividade, incentivar os leitores a experimentarem coisas novas, colocar a mão na massa sem medo de errar. Muitas receitas surgem a partir de um erro –  na culinária amadora, errar também é acertar. Outro dia, assistindo a um filme da Disney, aprendi uma lição importante: você não aprende com o sucesso, mas aprende muito com seus erros. (obrigado Disney)

Então agora vai meu conselho para quem acha que não sabe cozinhar, que não tem talento, que acha difícil até fritar um ovo: não tenha medo de errar, experimente, prove novos sabores. Substitua ingredientes, misture coisas diferentes. O pior que pode acontecer é acabar indo tudo pro lixo, mas da próxima vez você já saberá onde errou e vai aprender a não repetir esse erro. Na outra hipótese, você criou algo muito delicioso misturando salsichas e chuchu, e aí no outro dia quando estiver morrendo de fome, vai abrir a geladeira e ver um mundo de possibilidades.

Nos meus próximos posts, voce encontrará algumas receitas e dicas de coisas fáceis e gostosas. Daí fica sua decisão se vai seguir minha receita a risca ou usá-la como base para criar coisas diferentes (o que eu recomendo).

Anúncios

3 Respostas para “TORMENTO CULINÁRIO

  1. Seja bem-vindo, Gui!
    Adorei a temática! Muito me sinto como se não tivesse talento pra cozinhar. E nunca tenho disposição também. Curiosa para os próximos posts! 🙂
    Beijão.

  2. bem-vindo também, rapaz! bjocas

  3. nossa, quero muitão essas dicas culinárias pra ahazar com o maridón em casa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s