THE IDOLS SO FAR…

por Lucas Santos

Quando American Idol estreou na TV americana, ninguém tinha certeza de quanto sucesso faria. Mas o reality show se tornou uma verdadeira febre nos Estados Unidos e em muitos outros países. Alguns dos vencedores já venderam milhões de discos, ganharam prêmios e chegam a lotar estádios e casas de show quando saem em turnê.

Kelly Clarkson

Kelly Clarkson é provavelmente o nome mais conhecido ligado à franquia Idol. Vencedora da primeira temporada em 2002 (que foi bem simples comparada às edições atuais), a cantora sofreu descrença de muitos críticos que acreditavam que ela desapareceria após seus 15 minutos de fama. Mesmo assim, seu primeiro disco Thankful teve boas vendas, e Breakaway, seu segundo álbum, estourou nas paradas do mundo todo e emplacou hits como “Since U Been Gone”, “Because Of You” e a faixa-título, além de render a Kelly dois prêmios Grammy em 2006. A cantora chegou a enfrentar discussões com a gravadora por querer optar por um caminho menos comercial para seu terceiro CD My December. Clarkson ganhou a briga e o disco saiu do jeito que ela queria, entretanto, as vendas foram decepcionantes. Após um período longe dos holofotes, ela retornou no ano passado com All I Ever Wanted que parecia, na verdade, ser tudo que seus fãs queriam. O álbum estreou no primeiro lugar da parada da Billboard, graças ao hit “My Life Would Suck Without You”, e recebeu boas críticas, mostrando que Kelly Clarkson conseguira reconquistar seu lugar ao sol.

Clay Aiken

Em 2003, American Idol voltou para uma segunda temporada. Dessa vez, o destaque não foi para o vencedor Ruben Studdard e sim para o vice-finalista, Clay Aiken. O cantor foi o primeiro participante do reality show a se apresentar no Saturday Night Live e seus três primeiros CDs (Measure Of a Man, Merry Christmas With Love e A Thousand Different Ways) estrearam entre os 10 mais vendidos das paradas americanas. A partir de então, o reality show passou a receber mais atenção e muitos se convenceram de que era possível se tornar um artista de sucesso participando do programa.

Jennifer Hudson

A terceira edição foi ao ar em 2004. Assim como na segunda temporada, quem se sobressaiu não foi a vencedora Fantasia Barrino. Porém, diferentemente da segunda temporada, a vice-finalista Diana DeGarmo também não foi destaque. Na verdade, a maior surpresa dessa edição veio dois anos depois quando Jennifer Hudson (que havia saído da competição em sétimo lugar) ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel no filme “Dreamgirls – Em Busca de um Sonho”. Ficou claro então que a popularidade do reality show era alta e que não era necessário vencer para ter uma carreira bem sucedida.

Carrie Underwood

Durante a quarta temporada de American Idol em 2005, após uma apresentação da participante Carrie Underwood, o jurado Simon Cowell fez a previsão de que ela não somente ganharia aquela edição, mas como também venderia mais discos que qualquer outro “ídolo”. Parece que Cowell estava certo. Com três CDs (Some Hearts, Carnival Ride e Play On) e cinco prêmios Grammy no currículo, Carrie já vendeu mais de 11 milhões de cópias apenas nos EUA, onde encontrou um grande mercado de música country para o qual era perfeitamente adequada.

Chris Daughtry

O que é curioso com relação ao reality show no Brasil é que, com exceção de Kelly Clarkson (e mesmo assim, apenas algumas de suas músicas), nenhum dos participantes ou vencedores que engrenaram uma carreira de sucesso na terra do Tio Sam, estouraram por aqui. Nem mesmo o roqueiro Chris Daughtry que ficou na quarta posição da quinta temporada (em 2006) e formou a banda Daughtry que teve o CD mais vendido nos EUA em 2007. Essa temporada inclusive contou com a presença de artistas consagrados que serviram como uma espécie de mentores para os participantes. Entre eles estavam Stevie Wonder, Queen, Rod Stewart e Andrea Bocelli. Essa temporada foi a última que lançou um artista (nesse caso, banda) que manteve uma carreira de sucesso até o momento.

Jordin Sparks

Jordin Sparks, David Cook e Kris Allen ganharam as edições de 2007, 2008 e 2009 respectivamente e, apesar de manterem carreiras constantes, nenhum deles conseguiu alcançar o mesmo nível de sucesso de “ídolos” passados. Talvez isso até indique uma decaída na popularidade do programa que, atualmente, está em sua nona temporada.

David Cook

American Idol é puro entretenimento, mas também pode ser uma ótima maneira de conhecer músicas novas, além de dar chance para pessoas que realmente saibam cantar e tenham talento musical. O reality show passou por algumas mudanças nos últimos anos. Além de algumas regras terem mudado ao longo de tantas edições, a compositora e produtora Kara Dioguardi entrou para o painel de jurados em 2008. Embora ela tenha retornado esse ano, outra jurada, a cantora Paula Abdul, não renovou seu contrato com a FOX e acabou sendo substituída pela comediante Ellen DeGeneres. Não se sabe ao certo se o público vai aceitar essa mudança ou quantas outras edições de American Idol serão feitas nos próximos anos. Depois de quase uma década, pode-se dizer que existe um limite para quantos “ídolos” podem sair de um mesmo reality show.

Kris Allen

Anúncios

2 Respostas para “THE IDOLS SO FAR…

  1. Pra mim a melhor parte de American Idol nem são os ídolos, são os participantes no começo! hahaha Aquele povo que não canta nada e tem uma autoconfiança GIGANTE, adoro!

    Parabéns pela estreia, amigo! 😀
    Beijo enorme.

  2. Jackie In The Box

    Vou concordar com nossa amiga e dizer que American Idol é com certeza um dos programas mais hilários que se pode ter quando está no começo.

    Adorei a review, dear friend!

    Congrats! 😉

    Super beijo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s