AS VILÃS MAIS ESTILOSAS DA DISNEY

por Tiago Fioravante

Que os vilões costumam se vestir melhor que os mocinhos não é segredo pra ninguém, mas os antagonistas da Disney são sem comparação. Quando criança, ao assistir estes clássicos, ficava encantado com as personagens más, me atraíam muito mais que as protagonistas.

As cores sombrias, os figurinos, toda a aura de mistério em que eram envoltas. Por uma questão semiótica, eram retratados com cores que de certa maneira evidenciam o mau na cultura ocidental e, se fosse fazer uma cartela de cores, preto, roxo e vermelho, estariam no topo da lista.

O visual das vilãs é algo tão fascinante que recentemente começou a rolar um burburinho de que a MAC Cosmetic, em parceria com Vivienne Westwood, lançaria uma linha inspirada no make das vilãs Disney. Genial não?

Pois bem, fiz uma lista (outra lista, haha!) de dez anti-heroínas que têm um estilo muy bacana.

Cruella De Vil (101 Dálmatas, 1961)

As 10 vilãs mais estilosas da Disney

Talvez a mais fashionista da lista, afinal, em nome da moda, esta designer não está nem aí pros bicinhos e só pensa em fazer um casaco com a pele dos pobrezinhos. Cruella está sempre com sua piteira em punho e usando luvas vermelhas.

Um dos itens mais marcantes de seu estilo é o cabelo bicolor, que ainda hoje faz a cabeça de alguns fashionistas. Criada por Marc Davis, sua primeira versão animada apareceu em 1961, no filme original, e chegou às telonas em 1996 na pele da sensacional Glenn Close.

Ursula (A Pequena Sereia, 1989)

As 10 vilãs mais estilosas da Disney

Representante das gordinhas, Ursula, é uma lula com um senso de estilo incrível. Seu cabelo é algo de moderno e ela abusa de decotes (costas sempre de fora, tomara-que-caia,…), maquiagem pesada e tem uma língua ferina.

Aparece na 1ª versão animada do filme, que na sequência tem como antagonista Morgana, sua irmã mais nova, que mesmo sendo maléfica, não chega aos seus pés.

Rainha de Copas (Alice no País das Maravilhas, 1951)

As 10 vilãs mais estilosas da Disney

Pavio curto, autoritária e tirana. Características principais desta personagem, que ganha destaque na trama devido à pequena relevância de seu marido em relação à ela.

Quem encarna a rainha na versão de Tim Burton, que chega este mês aos cinemas nacionais é Helena Bohan-Carter, e já é um dos filmes mais aguardados do ano.

Rainha Má (Branca de Neve e os Sete Anões, 1937)

As 10 vilãs mais estilosas da Disney

Movida pela inveja, esta personagem é uma das vilãs mais bonitas já criadas pela Disney. Dona de um rosto delicado e corpo esguio, ao perguntar ao espelho mágico se havia no mundo beleza maior que a sua e descobrir que sua enteada Branca de Neve a havia deixado para trás, ordena que um caçador tire sua vida.

Sendo traída pelo caçador, ela resolve colocar a mão na massa e se transforma em uma senhora (com uma aparência de bruxa) para ir atrás de Branca de Neve, que à esta altura já está na casa dos Sete Anões.

Malévola (A Bela Adormecida, 1959)

As 10 vilãs mais estilosas da Disney

Como o próprio nome já diz (Maleficent, na versão original), esta personagem é extremamente má, além de ser a mais sinistra e mais poderosa criada pelos estúdios Disney.

Por não ter sido convidada para o batizado da Princesa Aurora, ela lança um feitiço que fará a jovem princesa dormir eternamente. Apesar de alta, magra, seu visual é a personificação do mal, com direito a chifres (no caso um chapéu em formato cônico, também chamado de ‘hennins’, amplamente utilizados na Idade Média).

Yzma (A nova Onda do Imperador, 2000)

As 10 vilãs mais estilosas da Disney

Apesar do todos a considerarem medonha, Yzma pensa exatamente o contrário. Ela é um poço de auto-estima e talvez uma das vilãs mais cômicas e exêntricas desta lista.

O principal objetivo de Yzma, que é uma bruxa conselheira do Imperador, é tomar seu trono, e para isto o transforma em uma lhama. O visual da vilã, além de ter sido inspirado pela atriz peruana Yma Sumac, conhecida como “A Princesa Inca de Hollywood”, tem traços muito parecidos com os de Cruella De Vil.

Madame Medusa (Bernardo e Bianca, 1977)

As 10 vilãs mais estilosas da Disney

Outra que tem um “quê’ de Cruella, que a princípio ocuparia o posto de vilã. Descartada a idéia, algumas semelhanças ficaram, como a fixação em um objetivo, vaidade, temperamento forte e tendência à dirigir loucamente.

Madame Medusa é proprietária de uma loja de penhores, e não vai descansar até colocar as suas mãos o “Olho del Diablo”, o maior diamante do mundo, do quall ela precisa da ajuda da jovem Penny para recuperar. Dizem ainda que o criador da personagem inspirou-se em sua ex-mulher para dar vida à Madame Medusa.

Lady Tremaine (Cinderela, 1950)

As 10 vilãs mais estilosas da Disney

Motivada pela inveja da beleza de Cinderela, a madrasta e suas filhas são o pesadelo da jovem princesa. O visual é de uma senhora de meia-idade da era vitoriana. Cabelos brancos, elegância e uma vida social agitada são algumas marcas desta, que é uma das vilãs mais conhecidas da Disney.

Mesmo não possuindo nenhum poder mágico ou força física, com sua inteligência e perspicácia, Lady Tremaine, tenta à todo custo sabotar sua enteada, e fazer com que uma de suas filhas se case com o príncipe.

Helga Sinclair (Atlantis – O Reino Perdido, 2001)

As 10 vilãs mais estilosas da Disney

Militar alemã, sensual, fria e calculista. Seu estilo lembra muito a atriz hollywodiana Marlene Dietrich e a personagem fictícia Lara Croft. De todas as vilãs citadas aqui, ela é a que usa um figurino mais moderno.

Maga Patalójika (Tio Patinhas, 1961)

As 10 vilãs mais estilosas da Disney

A única representante das Hisórias em Quadrinos, Maga é uma bruxa italiana, criada por Carl Barks, que tem como principal objetivo tomar posse da Moeda N° 1 do Tio Patinhas e derretê-la no vulcão Vesúvio, para transformá-la em um poderoso amuleto.

O visual femme fatale de Maga é inspirado na atriz italiana Sophia Loren e na personagem Morticia Addams, de Charles Addams. Maga nunca desce do salto, está sempre maquiada e com sua bolsa à tiracolo.

About these ads

17 Respostas para “AS VILÃS MAIS ESTILOSAS DA DISNEY

  1. Fantástico! Amo Disney e minha favorita é Malévola, com certeza! Muito fina!

  2. que sensacional! adoro muito a maga patolójica!

  3. A Cruella é sensacional HAHAHA
    E a Rainha de Copas me encanta até hoje!
    Sempre fui mais atraída pelas vilãs e todo mundo me achava meio psicopata, será que ninguém entendia que era por que eu gostava dos looks e da personalidade forte? kk
    Beijoss

  4. Já gostava das camisetas, e agora os posts aqui estão fantásticos…

  5. Sou, obviamente, da geração criada com os filmes disney, que sabe até hoje de cor as letras das músicas. E confesso sempre ter tido no imaginário alguma delas (adorava a cena da Úrsula passando batom). Mas nunca tinha reparado que o provavel motivo do meu fascínio fosse, talvez, um reconhecimento precoce do estilo delas. Parabéns. Ótima visão.

    =]

  6. sensacional o post, tiago. sempre curti a rainha má. e sempre achei q as vilãs eram mais legais, curto essas personalidades complexas das malvadas!

  7. Arrasou MUITO, Tiago! :)
    Eu concordo com a Rena, das 10 eu fico com a Maga! Sempre adorei o cabelo pretão e chanel!
    =D

  8. João Vinícius

    sempre tive medo das vilãs, mas hoje já posso falar e dormir em paz: não vejo estilo nas vestimentas da Rainha de Copas, mas adoro o pavio curto; o que mais gosto em todas é o olhar de desdém, olho aberto só pela metade, sobrancelha erguida e nem confiança; tenho uma avó que parece a Lady Tremaine, mas ela não tem um gato chamado Lúcifer, o que a faz perder pontos comigo e com o próprio; Madame Medusa me lembra a Lilia Cabral sem os recursos de tecnologia da novela das 20h.

    do lado masculino, em disparada, meu voto vai para Jafar.

  9. ADORO A MADAME MEDUSA BERNANRDO E BIANCA FOI O FILME DA MINHA INFANCIA MORRO DE RIR QUANDO ELA GRITA:ASDRUBAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAL

  10. sempre gostei dos viloes adoro auquele filme os viloes da disney adoro a madame medusa bernardo e bianca foi filme da minha infancia a madame ma quase naum aparece adoro Lady Tremaine principalmente no cinderela tres em que ela fica poderosa huahahuauhauhauhuhauhauha

  11. Kkkkk, muito bom o post. A Úrsula é a cara de um amigo – é isso mesmo no masculino, meu. Invejo e tem uma língua… Kkkkkkk…

  12. alguem me fala um nome de super herouii desconhecido por favor
    urgente

    obrigada

  13. Awwn, as vilãs da Disney são simplesmente as melhores~ (´w` )
    Minha favorita sempre foi (e ainda é!) a Malévola. (;u; ) Ela tem uma expressão suavemente cruel… Do tipo que diz “Minha vitória é garantida”~ Adoro isso nela (>w< )

    Ótimo post! ♥

  14. Yma Sumac não era atriz, era cantora soprano.

  15. regiani rodrigues

    sempre achei interessante a rainha má… branca de neve!!!! ela tenho um estilo impresindivel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s